quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Aluguel de carro em Cancún

Inicialmente nossa idéia não era alugar carro em Cancún, pois escolhemos um hotel bem próximo às boates e restaurantes e a grande maioria dos passeios já incluíam transportes, mas, pesquisando nos sites, descobrimos que pelos preços valeria muito a pena. Descobrimos que só a corrida de táxi do aeroporto para o nosso hotel pagaríamos em média 70 dólares (cerca de 30 minutos) e o aluguel de um carro por 7 dias com quilometragem livre sairia por menos que esse valor.

Como ainda tínhamos pouca bagagem, escolhemos um carro pequeno e econômico e pagamos somente 51 dólares por uma semana de aluguel. Compare com os preços que pagamos aqui no Brasil e sinta a diferença! E mais: não é necessário nenhum documento adicional para dirigir lá, nossa carteira de habilitação brasileira é aceita tranquilamente.

Lá existem várias locadoras, algumas até com preços mais baixos, porém, por garantia, resolvemos escolher a Alamo pois é uma locadora americana conhecida. Fizemos a reserva pela internet com a opção de pagar somente na retirada do veículo. Dica: procurem sempre pelos cupons de desconto nos sites, no da Alamo procure pela seção Deals. Como pode ser visto no demonstrativo abaixo ganhamos um desconto de $20. O valor total foi de $48 mas como temos que pagar na moeda local (pesos mexicanos) sempre perdemos um pouco na conversão utilizada pelos comerciantes que é diferente da utilizada pelo cartão de crédito. Na fatura do cartão veio o valor de $51.

Your Rate
Rates & Charges
1 Week(s) @57.00USD 57.00
Airport Fee 10% (10.0%)USD 5.70
State Tax (11.0%)USD 6.27
UNLIMITED MILEAGEINCLUDED
Total Savings-20.70
Estimated Total:USD  48.27

Utilizamos o cartão de crédito Visa para aproveitar o benefício do seguro de locação de veículos oferecido pelo cartão. Para ter direito basta utilizar o cartão para pagar a locação do veículo. O seguro oferecido pelo cartão é do tipo CDW (Collision Damage Waiver) que cobre basicamente danos ao carro decorrentes de colisões e roubo do veículo. As locadoras geralmente fazem uma pressão para contratarmos outros tipos de seguros oferecidos por ela porém optamos por utilizar somente o seguro do cartão de crédito. Eles insistem bastante insinuando que podemos ter problemas com as autoridades locais caso haja acidentes com vítimas mas resolvemos arriscar pois não íamos andar tanto no carro. Com a recusa do seguro eles pedem pra gente assinar um termo de responsabilidade e utilizaram aquele modelo antigo de máquina de cartão que utiliza papel de carbono para tirar uma cópia do nosso cartão de crédito como garantia. Quando devolvemos o carro o papel foi rasgado na nossa presença. 

Chegando no aeroporto de Cancún nos dirigimos ao quiosque da Alamo que fica logo na saída do desembarque. Fomos recebidos por uma atendente que confirmou nossa reserva e nos levou até uma van. A van nos levou até a loja da Alamo na entrada do aeroporto. Entregamos nossa CNH e o cartão de crédito e assinamos a papelada. A atendente ainda tentou empurrar uma taxa de reabastecimento mas também recusamos e optamos por devolver o carro com o tanque cheio pois assim pagamos só pela gasolina que utilizamos e não precisamos ficar evitando abastecer para entregar o carro com o mínimo de combustível.

O carro que nos foi oferecido foi um Chevrolet Spark verde com câmbio manual. É um modelo popular da Chevrolet em todo o mundo mas que não está disponível no Brasil (não me pergunte o porquê). O carro era bem novo e conservado, é pequeno mas confortável e bem tranquilo para dirigir. Agradou bastante e ainda tinha uma cor que combinava com o clima de festa em Cancún!

Por fim, vamos falar da nossa experiência com GPS em Cancún. Decidimos não alugar o carro com GPS para comprar um, pois assim poderíamos usar também nos EUA e depois trazer para o Brasil. Pesquisei na internet e anotei o endereço do Walmart mais próximo do aeroporto de lá e baixei um aplicativo GPS offline no meu celular para auxiliar. Saindo do aeroporto fomos direto ao Walmart mas para nossa surpresa não tinha nenhum GPS lá. Fomos também em outras lojas e perguntando para os vendedores por GPS eles faziam uma cara estranha como se nem soubessem do que a gente tava falando (rs). Acabamos desistindo e deixando para comprar somente nos EUA. A parte turística de Cancún é muito bem sinalizada e bem fácil de dirigir. Não tivemos problemas por lá.

Vejam algumas fotinhas do nosso carro:


carro alugado em cancun

carro alugado em cancun

carro alugado em cancun

carro alugado em cancun

Em nossos próximos posts vamos falar sobre o resort de Cancún e nossos maravilhosos passeios por lá... Aguardem!

7 comentários:

  1. Oi Renata, tudo bem? Muito bom o seu post. Eu pretendo ir em Outubro e alugar um carro também. Como eu também tenho cartão Visa, pretendo usar o seguro do Cartão de crédito. Você lembra o valor que eles seguraram no cartão para cobrir eventuais danos? Foi cobrado alguma coisa a mais além do valor que você postou?

    Muito obrigado, adorei o seu post, me ajudou bastante! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo!

      Na locadora eles utilizaram aquele modelo antigo de máquina de cartão que utiliza papel carbono para tirar uma "cópia" do cartão. Não recordo exatamente o valor que colocaram mas quando devolvemos o carro rasgaram o papel. Não foi retido nenhum valor no limite do cartão. Também não nos foi cobrado nenhum valor a mais. Insistiram bastante lá em fazer o tal seguro adicional mas decidimos não fazer e foi tudo tranquilo.

      Obrigado pela visita e continue acompanhando nosso blog! Abs

      Excluir
  2. Oi Leonardo,

    Vlw pela resposta.

    Vou ter q ser fime e insistir que não quero o seguro heheh.

    Muito obrigado pela ajuda mesmo. Depois que eu achei o post de vcs, eu me animei e fiz a reserva do carro na Alamo.

    Parabéns pelo blog, muito bom!

    Obrigado,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo.

      Você poderia me dizer como foi a sua experiência com o aluguel de carro na alamo utilizando somente o seguro do cartão de crédito? Eles aceitaram isto? Estava lendo a respeito e vi que é muito difícil as locadoras em CANCÚN liberarem os veículos, que muitas vezes não permitem você sair do carro sem qualquer forma de seguro.

      Agradeço a gentileza.

      Obrigado.

      Erico.

      Excluir
  3. oi, td bem??? por favor tenho uma duvida, hoje fui reservar um carro depois de ler seu post e vi que um tal de seguro de responsabilidade social é obrigatorio, vc fez esse seguro????
    e pode me falar por favor o valor que foi bloqueado do seu cartao de credito para caução???
    obrigada pela ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria,
      quando fizemos não incluímos nenhum tipo de seguro. Quando fomos retirar o carro no aeroporto a atendente insistiu bastante que fizéssemos o seguro mas com aquele papo de que era para nossa própria segurança, não citou nada de ser obrigatório. Eu mantive minha posição e recusei todos os seguros. Onde voce viu sobre a obrigatoriedade desse seguro? Talvez seja algo novo mas é bom pesquisar pois pode ser só uma tentativa de empurrar esse seguro para você.

      Quanto ao caução não foi retido nenhum valor no limite do cartão. Eles apenas utilizaram aquele modelo antigo de máquina de cartão que utiliza papel carbono para tirar uma "cópia" do cartão. Mas assim que devolvemos o carro o papel foi rasgado na nossa presença.

      Obrigado por acompanhar nosso blog!

      Excluir
    2. Olá Maria.

      Você poderia me dizer como foi a sua experiência com o aluguel de carro em Cancun? Estava lendo a respeito e vi milhares de reclamações de várias pessoas.
      Agradeço a gentileza.

      Obrigado.

      Erico.

      Excluir